COISAS QUE GOSTO DE FAZER: Ler , Informação na internet , Futebol , dar uns pontapés na bola , ver actividades desportivas, cantar , dormir , dançar , rir , jogar jogos .   

10:37:4410:37:44

 


Total de visitas: 1891
MAIS RVCC

MAIS RVCC SECUNDÁRIO

GESTÃO E ECONOMIA DOMÉSTICA:

Através do orçamento familiar, tento estabelecer tectos de poupança de modo a reduzir os excessos de gastos que neste momento acontece na minha vida.
O nosso orçamento provém dos vencimentos, meu e do meu marido.
Desse orçamento, parte vai para as despesas mensais da casa e família: renda, luz, água, gás, senhas de almoço , internet, mercearia, gasolina, telemóveis, abonos de família e um montante que fixei para colocar todos os meses de lado, que vai para uma conta que abri para esse efeito.
O objectivo é conter os gastos supérfluos e evitar ir buscar o dinheiro, que ponho de parte para as férias, saúde ou para investir em algo.
Como nem sempre consigo envolver o grupo familiar nestes objectivos, verifico que por causa da facilidade com que o banco Caixa Geral de Depósitos, empresta dinheiro, através do produto caixa ordenado, estamos neste momento a gastar mais do que necessitamos.
Ou seja, estamos a gastar sem planear, o que provoca uma bola de neve, dado que recebemos o vencimento, o nosso banco vai retirar o que nos emprestou, ficando nós com menos dinheiro, o que nos leva a recorrer ao produto caixa ordenado novamente.


Face a este problema e depois de ouvir no programa Sociedade Civil na RTP, algo interessante sobre como evitar o endividamento, estou a tentar envolver a família neste projecto de:
ü Resistir ao factor consumismo fácil;
ü Estabelecer hábitos de poupança e cumprir o tecto de gasto estabelecido dia a dia;
ü Já pratico a aquisição de muitos produtos via internet, nomeadamente, compras que faço para a casa no Jumbo--online, pois vemos o que estamos a gastar e portanto, podemos controlar as despesas.
ü Também faço pagamento online através da caixa-directa e elaboro a minha declaração de IRS por internet, ou seja, utilizo as novas tecnologias nas tarefas de gestão doméstica.
ü Pontualmente, temos gastos extra, farmácia, seguros, livros escolares, roupa duas vezes por ano (Primavera/Verão e Outono/Inverno);
ü Neste momento aderi ao pagamento de seguros por transferência bancária e de seis em seis meses;
ü Estou a reestruturar-me na gestão orçamental familiar, e, espero conseguir progressos.

 

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional